Que
exemplo de aula!!! Só não foi o melhor encontro do componente curricular
Universidade e Sociedade porque foi o último. Hoje, os estudantes expuseram oralmente
as experiências da execução dos trabalhos realizados nos colégios de Itabuna e
região, e também através de um vídeo com duração de cerca de 10 minutos, sendo
que, de certa forma pudesse resumir a vivência desse tipo de exercício.
A minha equipe ficou responsável por
desempenhar a palestra no Colégio Modelo de Itabuna. Durante o processo de
realização do trabalho, o grupo teve a oportunidade de vivenciar algumas
atividades que não pratica constantemente, como a ação de falar entre
desconhecidos (para alguns integrantes foi a primeira vez). Assim, percebemos
que esse tipo de exercício é muito relevante, pois, além de estimular o
educando a ter contato com públicos de outros estabelecimentos de ensino,
fortalece a capacidade comunicativa dele em situações fora da zona de conforto.
Consideramos nossa tarefa importante, uma vez que seriam transmitidas um grande
número de informações de aluno para aluno, já que esses são os indivíduos mais
capacitados para explicar a respeito da instituição onde estudam, onde se fazem
presentes durante a maior parte de seu tempo.
A
preparação dessa atividade converteu-se em algo mais complexo a partir do
momento que tomamos como base o plano orientador da UFSB para nossa discussão,
visto que, embora esse material apresente grande quantidade de dados e
informes, esses não se encontram em uma linguagem acessível para compreensão efetiva
de alunos do terceiro ano da rede pública. Portanto, tivemos o dever configurar
a mensagem presente nesse arquivo em algo mais palpável e objetivo, de modo que
nossa fala alcançasse a todos.
Pode-se mencionar também, dentre as
experiências vivenciadas, a receptividade dos funcionários do colégio,
principalmente por parte da vice-diretora do turno matutino que nos deu
bastante apoio nesse projeto e convenceu a outros professores a desmarcarem
atividades avaliativas nesse dia para liberarem as turmas a fim de assistirem a
nossa apresentação. Ela nos contou o estado de profunda descrença dos
estudantes em seus potenciais, e o quanto eles encaram a universidade pública
como algo inatingível.
Isso nos deu um maior sentimento de
responsabilidade, servindo de incentivo para o planejamento da palestra com
maior dedicação.
Como desdobramento da execução de tal
atividade, notamos o quão importante foi argumentar a respeito desse tema, pois
esse processo de preparação para o ingresso é muito complexo e muito necessita
desse tipo de discussão, visto que é uma etapa da vida onde se lançam bases
para o futuro.
Ao fim da aula, naqueles últimos minutos
preciosos de um quadrimestre finalizado com aproveitamento e de muitos
ensinamentos, a professora nos transmitiu palavras de gratidão, esperança e
motivação e ao mesmo tempo foi surgindo a nossa convicção de que já podemos
considerar que estamos aptos a discutir sobre a nossa universidade e defendê-la.
Que seja apenas o início da caminhada Adan, que a sensação de dever cumprido perdure ao final de cada quadrimestre! e lembre-se de nosso compromisso, nos vemos no final do segundo ciclo!
ResponderExcluir