Primeiras experiências
A aula do
dia 07 de junho de 2018, trouxe o conhecimento a partir de uma nova
perspectiva, através de variada dinâmicas de grupo trabalhando nosso sensível,
contribuindo para difusão de valores morais ao discente, tais como, a reflexão,
confiança e solidariedade. Dentre as atividades trabalhadas, a ultima delas, em
que o aluno com olhos abertos guia outro com olhos fechados, permitiu uma
análise marcante, isso porque o aluno guiado tem-se, durante aqueles minutos, a
experiência de vida em um mundo escuro, sem cores e de muitas percepções,
encontrando inúmeros limites e tornando-se dependentes para garantir sua
progressão. Tal experimentação, também possibilitou mudança na nossa maneira de
pensar e agir em relação ao deficiente visual, aguçando ainda mais nosso
sentimento de empatia, que segundo o psiquiatra escritor brasileiro Augusto
Cury ,"A capacidade de se colocar no lugar do outro é uma das funções mais
importantes da nossa inteligência. Demonstra o grau de maturidade do ser
humano". E por último cada aluno resumiu em uma única palavra o
ensinamento fomentador compartilhado naquela tarde.
Em 05 de julho foi apresentado o filme belga O Carteiro e o de 1994 dirigido por Michael Radford, baseado no livro Il Postino de Antônio Skármeta, cuja obra manifesta-se alto teor de reflexividade.
No dia 02 de agostos os educandos da sala 10 ficaram responsáveis por desenvolver experiências objetivando promover reflexões importantes. Dessa forma, a turma foi dividida em grupos, e o primeiro aplicou sete dinâmicas, dentre essas experiências houve uma em que o aluno recebia um barbante, falava o nome de um órgão do corpo humano e repassava para outra pessoa, ao foi composto uma teia, sendo possível tirar a conclusão que é possível compará-la ao corpo do ser humano formado por um conjunto de membros interligados por veias, nervos, e comparar também a interação dos indivíduos no corpo social.
Além disso, ouve outras dinâmicas que permitia a ponderação da importância do trabalho em equipe, o uso de estratégias para o desenvolvimento de determinada atividade, e o poder da indução ao erro (que a humanidade é submetida constantemente).
Partilha de memórias
O segundo encontro desse componente, realizado
na tarde da quinta-feira, dia 18/06, foi um momento muito enriquecedor, de
afirmação de valores morais inerentes ao ser humano, que no contexto do mundo
moderno, caracterizado pelo tempo cada vez mais raro, tais princípios vão se
tornando invisíveis, pois o indivíduo entre uma atividade e outra do cotidiano,
não estabelece um breve intervalo de tempo para reflexão do que foi realizado
por ele durante o dia e o que ainda é preciso ser desempenhado. Através dessa
aula, pode ser comprovado que esse breve intervalo se tem uma grande
importância, pois explica que a humanidade não deve dedicar-se excessivamente ao
trabalho, isto é, o ser humano deve ter um momento destinado para pensar e
fazer a análise de que a vida vai muito além da ocupação profissional, pois a
ela é atribuída o uso de valores que só o homem teve o privilégio de ser
concebido, como a ética, o respeito ao coletivo e a solidariedade.
Além dessa reflexão,
nesse mesmo momento, cada estudante levou uma pequena quantidade de terra
armazenada em um frasco e todos partilharam um pouco de suas memórias do lugar
de onde esse material foi extraído e o que ele representa para cada pessoa. E a
partir dessa discussão, tornou-se possível a ponderação de vários ensinamentos,
análises e a partilha de memórias.
Relatos
sobre a Água
A aula do dia 28 de junho foi marcada por
discursão e compartilhamento de recordações sobre a água, a história do lugar
onde foi retirada, e o que representa para o aluno, para uns retrata um simples
líquido usado no dia-a-dia, enquanto que para outros exprimia sentimentos e
várias lembranças positivas e também negativas, que em algum dia tal fluido os
marcaram. Naquele momento foi exposto vários conhecimentos, curiosidades e
peculiaridades das mais diversas regiões da Bahia.
Além disso, outras dinâmicas de grupo foram
realizadas, como a simulação e comparação do nosso corpo com a água, tal
experiência foi executada com equipes de 4 alunos em uma roda oscilando o corpo
de um educando que se deixava fluir com movimentos equiparados aos descritos
pela água.
Ainda nesse encontro foi discutido também a
atuação da psicologia na vida do ser humano por meio de experiências,
argumentando seu papel diante o controle da convulsão social, isto é, como essa
área de estudo pode intervir contendo tal adversidade cresce a cada dia e
atinge grande parte da humanidade.
Filme o
Carteiro e o Poeta
Em 05 de julho foi apresentado o filme belga O Carteiro e o de 1994 dirigido por Michael Radford, baseado no livro Il Postino de Antônio Skármeta, cuja obra manifesta-se alto teor de reflexividade.
Um pouco da sinopse: Pablo Neruda por razões
diversas é exilado na Itália. Um desempregado encontra um serviço de carteiro,
aceita a oferta de trabalho e ao entregar muitas correspondências à Pablo
Neruda formam-se um laço de amizade muito forte entre os dois. O carteiro com
auxílio do poeta, gradativamente aprende a fazer declarações por meio de versos
a sua amada Beatrice. E o poeta após os ensinamentos, se distancia do carteiro
pois faz uma viagem a outro lugar e recebe em troca um ouvinte compreensivo para
lembrar do entregador de correspondências Mário. Dessa forma sua amizade vai
até o momento da morte de Neruda.
Terminado o filme, foi feita uma discussão crítica acerca dessa obra.
Como a Experiência é
Efetuada
Na tarde de quinta-feira do dia 19 de julho, os
alunos da sala 10 da UFSB, divididos em grupos de 5 pessoas, realizaram várias
apresentações com a finalidade de relatar o conceito do termo experiência, que
é aquilo que nos acontece, nos marca ficando sempre na memória, no entanto, o
mundo contemporâneo está sedento dessa prática, pois existem quatro fatores que
a anula, são eles: o excesso de informação, excesso de opinião, a falta de
tempo e o excesso de trabalho. Tal exibição se deu através de peças teatrais,
como a Escolinha do Professor Raimundo (adaptado), diálogos familiares, teatro
mudo, dentre outras que propuseram inúmeras reflexões fomentadoras.
Ao término das apresentações, a turma sentou-se
em círculo, e foi iniciado um debate abordando várias temáticas cujo eixo
central foi a experiência. Foi questionado muito acerca das redes sociais associando-a
a invisibilidade social, pois normalmente não percebemos quem está do nosso
lado, quotidianamente, na maioria das vezes só dialogamos com tais indivíduos
no mundo virtual, e isso promove, por conseguinte, a fragmentação da amizade.
Além disso, foi discutida a questão do uso excessivo de aparelhos eletrônicos
em momentos que não os cabem, e isso está diretamente vinculado a diferença em
o indivíduo ter ou não experiência, estando em determinado local num dado
momento. E uma das numerosas soluções encontradas a fim de sanar essa
adversidade, está a prática da meditação, uma técnica que contribui, de forma
excepcional, para o sujeito se orientar e combater os fatores que anulam as
possibilidades de experiência.
Experiência do Som
A sexta aula desse componente curricular,
ocorrida no dia 26 de julho, foi proposto aos educandos, como sempre, um leque
de reflexões, mas dessa vez houve uma maior intensidade, pois dentre as
atividades realizadas, efetuou-se a meditação que é um exercício com inúmeras
finalidades, e uma delas é estabelecer um momento de paz e tranquilidade com o
nosso corpo. A meditação é uma tarefa fácil e difícil ao mesmo tempo, é fácil
pois deve permanecer em uma única posição durante todo o período de exercício,
e difícil porque não se pode distrair. A meditação faz com que tenhamos uma
maior percepção do nosso corpo, e é um dos poucos momentos de nossa vida que
podemos parar diante da “correria do dia a dia”, mas para isso é importante que
façamos um alongamento para relaxar os músculos e assim poder executar com
maior perfeição.
Outra atividade nesse dia foi a apresentação do
áudio que os estudantes gravaram no seu cotidiano durante a semana, essa
experiência foi uma novidade para muitos alunos porque há inúmeros sons que se
fazem presente na nossa rotina e vai se tornando tão insignificante para o ser
humano que nem identificamos mais a existência desses timbres.
Além disso, o educador fez outra dinâmica,
colocando quatro cadeiras numa determinada posição e os alunos diziam o que
representava tal organização. Isso foi bastante importante para perceber que a
estética tem uma grande significância diante das ações do ser humano.
Agora é a
vez dos alunos
No dia 02 de agostos os educandos da sala 10 ficaram responsáveis por desenvolver experiências objetivando promover reflexões importantes. Dessa forma, a turma foi dividida em grupos, e o primeiro aplicou sete dinâmicas, dentre essas experiências houve uma em que o aluno recebia um barbante, falava o nome de um órgão do corpo humano e repassava para outra pessoa, ao foi composto uma teia, sendo possível tirar a conclusão que é possível compará-la ao corpo do ser humano formado por um conjunto de membros interligados por veias, nervos, e comparar também a interação dos indivíduos no corpo social.
Além disso, ouve outras dinâmicas que permitia a ponderação da importância do trabalho em equipe, o uso de estratégias para o desenvolvimento de determinada atividade, e o poder da indução ao erro (que a humanidade é submetida constantemente).
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