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Experiências do Sensível

 Primeiras experiências

A aula do dia 07 de junho de 2018, trouxe o conhecimento a partir de uma nova perspectiva, através de variada dinâmicas de grupo trabalhando nosso sensível, contribuindo para difusão de valores morais ao discente, tais como, a reflexão, confiança e solidariedade. Dentre as atividades trabalhadas, a ultima delas, em que o aluno com olhos abertos guia outro com olhos fechados, permitiu uma análise marcante, isso porque o aluno guiado tem-se, durante aqueles minutos, a experiência de vida em um mundo escuro, sem cores e de muitas percepções, encontrando inúmeros limites e tornando-se dependentes para garantir sua progressão. Tal experimentação, também possibilitou mudança na nossa maneira de pensar e agir em relação ao deficiente visual, aguçando ainda mais nosso sentimento de empatia, que segundo o psiquiatra escritor brasileiro Augusto Cury ,"A capacidade de se colocar no lugar do outro é uma das funções mais importantes da nossa inteligência. Demonstra o grau de maturidade do ser humano". E por último cada aluno resumiu em uma única palavra o ensinamento fomentador compartilhado naquela tarde.





Partilha de memórias

O segundo encontro desse componente, realizado na tarde da quinta-feira, dia 18/06, foi um momento muito enriquecedor, de afirmação de valores morais inerentes ao ser humano, que no contexto do mundo moderno, caracterizado pelo tempo cada vez mais raro, tais princípios vão se tornando invisíveis, pois o indivíduo entre uma atividade e outra do cotidiano, não estabelece um breve intervalo de tempo para reflexão do que foi realizado por ele durante o dia e o que ainda é preciso ser desempenhado. Através dessa aula, pode ser comprovado que esse breve intervalo se tem uma grande importância, pois explica que a humanidade não deve dedicar-se excessivamente ao trabalho, isto é, o ser humano deve ter um momento destinado para pensar e fazer a análise de que a vida vai muito além da ocupação profissional, pois a ela é atribuída o uso de valores que só o homem teve o privilégio de ser concebido, como a ética, o respeito ao coletivo e a solidariedade.
Além dessa reflexão, nesse mesmo momento, cada estudante levou uma pequena quantidade de terra armazenada em um frasco e todos partilharam um pouco de suas memórias do lugar de onde esse material foi extraído e o que ele representa para cada pessoa. E a partir dessa discussão, tornou-se possível a ponderação de vários ensinamentos, análises e a partilha de memórias. 
                           
 




Relatos sobre a Água

A aula do dia 28 de junho foi marcada por discursão e compartilhamento de recordações sobre a água, a história do lugar onde foi retirada, e o que representa para o aluno, para uns retrata um simples líquido usado no dia-a-dia, enquanto que para outros exprimia sentimentos e várias lembranças positivas e também negativas, que em algum dia tal fluido os marcaram. Naquele momento foi exposto vários conhecimentos, curiosidades e peculiaridades das mais diversas regiões da Bahia.
Além disso, outras dinâmicas de grupo foram realizadas, como a simulação e comparação do nosso corpo com a água, tal experiência foi executada com equipes de 4 alunos em uma roda oscilando o corpo de um educando que se deixava fluir com movimentos equiparados aos descritos pela água.
Ainda nesse encontro foi discutido também a atuação da psicologia na vida do ser humano por meio de experiências, argumentando seu papel diante o controle da convulsão social, isto é, como essa área de estudo pode intervir contendo tal adversidade cresce a cada dia e atinge grande parte da humanidade.




Filme o Carteiro e o Poeta

Em 05 de julho foi apresentado o filme belga O Carteiro e o de 1994 dirigido por Michael Radford, baseado no livro Il Postino de Antônio Skármeta, cuja obra manifesta-se alto teor de reflexividade.
Um pouco da sinopse: Pablo Neruda por razões diversas é exilado na Itália. Um desempregado encontra um serviço de carteiro, aceita a oferta de trabalho e ao entregar muitas correspondências à Pablo Neruda formam-se um laço de amizade muito forte entre os dois. O carteiro com auxílio do poeta, gradativamente aprende a fazer declarações por meio de versos a sua amada Beatrice. E o poeta após os ensinamentos, se distancia do carteiro pois faz uma viagem a outro lugar e recebe em troca um ouvinte compreensivo para lembrar do entregador de correspondências Mário. Dessa forma sua amizade vai até o momento da morte de Neruda.
Terminado o filme, foi feita uma discussão crítica acerca dessa obra.



Como a Experiência é Efetuada

Na tarde de quinta-feira do dia 19 de julho, os alunos da sala 10 da UFSB, divididos em grupos de 5 pessoas, realizaram várias apresentações com a finalidade de relatar o conceito do termo experiência, que é aquilo que nos acontece, nos marca ficando sempre na memória, no entanto, o mundo contemporâneo está sedento dessa prática, pois existem quatro fatores que a anula, são eles: o excesso de informação, excesso de opinião, a falta de tempo e o excesso de trabalho. Tal exibição se deu através de peças teatrais, como a Escolinha do Professor Raimundo (adaptado), diálogos familiares, teatro mudo, dentre outras que propuseram inúmeras reflexões fomentadoras.
Ao término das apresentações, a turma sentou-se em círculo, e foi iniciado um debate abordando várias temáticas cujo eixo central foi a experiência. Foi questionado muito acerca das redes sociais associando-a a invisibilidade social, pois normalmente não percebemos quem está do nosso lado, quotidianamente, na maioria das vezes só dialogamos com tais indivíduos no mundo virtual, e isso promove, por conseguinte, a fragmentação da amizade. Além disso, foi discutida a questão do uso excessivo de aparelhos eletrônicos em momentos que não os cabem, e isso está diretamente vinculado a diferença em o indivíduo ter ou não experiência, estando em determinado local num dado momento. E uma das numerosas soluções encontradas a fim de sanar essa adversidade, está a prática da meditação, uma técnica que contribui, de forma excepcional, para o sujeito se orientar e combater os fatores que anulam as possibilidades de experiência. 



Experiência do Som

A sexta aula desse componente curricular, ocorrida no dia 26 de julho, foi proposto aos educandos, como sempre, um leque de reflexões, mas dessa vez houve uma maior intensidade, pois dentre as atividades realizadas, efetuou-se a meditação que é um exercício com inúmeras finalidades, e uma delas é estabelecer um momento de paz e tranquilidade com o nosso corpo. A meditação é uma tarefa fácil e difícil ao mesmo tempo, é fácil pois deve permanecer em uma única posição durante todo o período de exercício, e difícil porque não se pode distrair. A meditação faz com que tenhamos uma maior percepção do nosso corpo, e é um dos poucos momentos de nossa vida que podemos parar diante da “correria do dia a dia”, mas para isso é importante que façamos um alongamento para relaxar os músculos e assim poder executar com maior perfeição.
Outra atividade nesse dia foi a apresentação do áudio que os estudantes gravaram no seu cotidiano durante a semana, essa experiência foi uma novidade para muitos alunos porque há inúmeros sons que se fazem presente na nossa rotina e vai se tornando tão insignificante para o ser humano que nem identificamos mais a existência desses timbres.

Além disso, o educador fez outra dinâmica, colocando quatro cadeiras numa determinada posição e os alunos diziam o que representava tal organização. Isso foi bastante importante para perceber que a estética tem uma grande significância diante das ações do ser humano.


Agora é a vez dos alunos

No dia 02 de agostos os educandos da sala 10 ficaram responsáveis por desenvolver experiências objetivando promover reflexões importantes. Dessa forma, a turma foi dividida em grupos, e o primeiro aplicou sete dinâmicas, dentre essas experiências houve uma em que o aluno recebia um barbante, falava o nome de um órgão do corpo humano e repassava para outra pessoa, ao foi composto uma teia, sendo possível tirar a conclusão que é possível compará-la ao corpo do ser humano formado por um conjunto de membros interligados por veias, nervos, e comparar também a interação dos indivíduos no corpo social.
 Além disso, ouve outras dinâmicas que permitia a ponderação da importância do trabalho em equipe, o uso de estratégias para o desenvolvimento de determinada atividade, e o poder da indução ao erro (que a humanidade é submetida constantemente).




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