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Universidade e Sociedade

Primeiros passos na UFSB

No dia 04 de junho, foi realizado o primeiro encontro do quadrimestre 2018.2, sendo a aula inaugural para os estudantes matriculados nesta instituição de ensino no ano de 2018. No campus Jorge Amado, o componente cursado nesse dia foi Universidade e Sociedade. 
A educadora dirigente apresentou aos estudantes o plano de ensino aprendizagem, contendo a ementa, o cronograma para esse período, as metas cognitivas, critérios de avaliação e os objetivos desse quadrimestre em relação a formação geral e sua finalidade como um meio de orientação ao educando diante o funcionamento dessa universidade.
Nessa data, parte dos discentes estavam ainda num processo de reconhecimento desse meio acadêmico, foi um momento também de muito diálogo e dúvidas.
A educadora solicitou aos discentes que redigissem um pequeno texto sobre seus propósitos nessa universidade, distribuiu esses textos aleatoriamente para que os alunos lessem, ao final recolheu-os e posteriormente serão expostos em uma outra data.



Informando sobre o atual estágio da educação superior brasileira

Na reunião de discussão desse componente, ocorrida no dia 18/06, após a semana de acolhimento, que teve como finalidade a programação institucional da universidade, houve uma argumentação em relação ao esclarecimento da diferença entre Universidade, Centro Universitário e Faculdade, informação que a maioria dos alunos ainda não têm antes de ingressarem no ensino superior.
Nesse encontro, foi mencionado também o quadro atual da educação superior brasileira, que não apresenta bons níveis, pois dependem diretamente do ensino básico, o qual exterioriza muitos entraves e não ocorrem de forma uniforme em todas as regiões do país.
Além disso, foi estabelecido também as divergências entre o ensino superior público e o privado, relatando em percentual o número de estudantes matriculados em cada uma dessas instituições, o número de vasão e o crescimento de programas de assistências aos discentes, como o PROUNI.
E ao término da aula, a docente responsável deu início a explicação sobre o funcionamento da UFSB e suas particularidades, retomado no encontro seguinte.



Esclarecendo um pouco mais sobre UFSB

No terceiro encontro do componente Universidade e Sociedade, decorrido no dia 25/06, a docente responsável retomou parte do conteúdo mencionado na aula anterior, acerca das características da universidade. Além disso, nós enquanto corpo discente dialogamos com a educadora a respeito da forma de ingresso na UFSB, o percurso do aluno nesse centro de ensino e o intercâmbio.
Ademais, a professora esclareceu sobre o currículo modular, os componentes necessários para os estudantes que desejam fazer determinados cursos de segundo ciclo, os caminhos a seguir e o plano pedagógico dessa universidade, que apresenta diferenciais diante outras instituições de formação de ensino superior, podendo mencionar: o regime de ciclos, a formação geral, com duração de um ano, que dentre os objetivos está a instrução de profissionais com capacidade de pensamento crítico, promovendo assim uma mudança  na realidade.
É possível afirmar, que essa explicitação é uma prática positiva e de suma importância para os educandos da UFSB, pois tem a finalidade de guiarem e mostrarem as peculiaridades do percurso de formação da instituição na qual estão inseridos.
Nessa aula ministrada, a docente apontou impasses no processo seletivo para o 2º ciclo, sobretudo para o curso de medicina. Tais entraves são em relação a carga horária e aos componentes, não garantindo que o educando entre nos cursos de formação profissionalizante com a base necessária para seguir carreira acadêmica.
E por último, assistimos ao vídeo Linha do Tempo da Universidade Ocidental, elaborado pelo professor Naomar de Almeida, e a partir do entendimento desse, a educadora organizou um júri, a ser realizado no dia 23/07, sobre as escolas fundadoras da universidade.




Apresentação do Proj. Político Pedagógico da UFSB

No dia 16 de julho, a docente auxiliar encarregada de ministrar, nessa data, esse componente, pôs em evidência o Projeto Político Pedagógico da UFSB e suas peculiaridades, mas antes de iniciar a abordagem, relatou o contexto histórico da Região Sul da Bahia, que durante muitos anos foi contemplada pelo plantio e colheita do cacau, até vir uma praga popularmente chamada de Vassoura da Bruxa, que dizimou inúmeras fazendas produtoras desse insumo, e como consequência, houve a falência de fazendeiros, desemprego em massa de trabalhadores assalariados, dependentes dessa cultura que migraram para outras regiões do país em busca de vagas de trabalho. No entanto, atualmente, esse território ainda sofre com os resultados dessa adversidade, não só economicamente, mas em outros aspectos, como no campo da educação, com pequena quantidade de alunos no ensino fundamental, grande taxa de evasão escolar no ensino médio e poucos centros de formação em nível superior público.
A fim de reverter esse quadro econômico social, foi projetada a Universidade Federal do Sul da Bahia, com inúmeros propostos valores e ideologias inovadoras. Além disso, construída a partir da análise de diversos pensadores imprescindíveis no campo acadêmico, como Milton Santos e seu discurso da Geografia Nova, Paulo Freire com a obra Pedagogia da Autonomia, dentre outros e no último momento desse encontro, foi realizado um debate criticamente da influência e obras de tais autores. 



Tribunal da Universidade: What’s up?

Em 23 de julho, foi executado uma atividade proposta aos docentes, a apresentação de um júri com temáticas vinculadas a modelos de universidade que vigoraram em determinado período, são elas: Precursoras, Universidade Escolástica, Clássica, Vocacional, de Pesquisa e Social.
O tribunal foi composto por dois advogados de defesa e dois de acusação de cada modelo acadêmico, o júri, formado por 3 pessoas e com responsabilidade de avaliar os argumentos de ambos os lados e definir quais dos dois lados teve argumento necessário capaz de melhor estabelecer peculiaridades positivas ou negativas das respectivas escolas e a imprensa encarregada de noticiar tudo o que ocorreu.
Os critérios de avaliação desse exercício foram: As características dos modelos citados; sua estrutura e organização e a adequação ao contexto histórico. E teve como base várias obras, pode se mencionar parte do livro “ A Quarta Missão da Universidade” de Naomar Almeida Filho e Fernando Seabra Santos, dentre outras.
Esse método de avaliação se faz muito expressivo, pois o educando deve compreender como se deu o funcionamento desses modelos acadêmicos e obter o máximo de informações e especificidades possíveis para formular o seu argumento de defesa ou de contrariedade. Esse modo de exposição, diferente da aula tradicional, faz com que o conteúdo possa ser melhor fixado. Além disso, a realização desse tipo de apresentação exprime um nível de complexidade mais elevado, porque o indivíduo incumbido por defender, por exemplo, um método de ensino o qual ele pessoalmente vai de encontro, é bem provável que ele obtém maiores dificuldades.



Contribuições de Paulo Freire ao ensino superior


A última obra que Paulo Freire produziu antes dele falecer foi Pedagogia da Autonomia, dividida em vários capítulos que definem a melhor didática na relação docente – discente. No início do livro ele deixa claro que escolheu os pilares presentes porque são imprescindíveis na busca pelo saber e que é dever do leitor fazer questionamentos acerca do que está escrito. O pensamento freiriano embora seja destinado ao ensino básico, é bastante utilizado no ensino superior e serve como base para edificação do funcionamento de diversas universidades, por exemplo a UFSB.
Nessa obra, Freire discute a respeito da curiosidade epistemológica, o entendimento crítico, vai de encontro ao discurso fatalista neoliberal de comodismo, defende que toda e qualquer instituição de ensino deve haver posição política, estabelece condições necessárias para a busca pela erudição, que são: curiosidade, criatividade, investigação, inquietude, humildade e a persistência, e esclarece várias práticas educacionais.
Após a leitura de alguns fragmentos do livro Pedagogia da Autonomia, os educandos construíram, em equipes, um mapa conceitual sobre os capítulos da obra solicitados pela docente. Essa forma de aprendizado, através da realização desse tipo de atividade é muito enriquecedora, pois o discente otimiza a compreensão do conteúdo, aumenta o seu poder de síntese e organização das argumentações, possibilitando a revisão constante do assunto, e, por conseguinte, a fixação por um longo período.





Anísio Teixeira

Quando o assunto é educação, não se pode deixar de mencionar este grande nome: Anísio Spínola Teixeira. Oriundo de uma família de classe alta do interior da Bahia cursou Direito, no Rio de Janeiro, com o propósito de se tornar político, mas seguiu outros rumos, apaixonou-se pela educação.
Anísio defendia que o educando tem uma maior capacidade de aprender praticando. Com base nesse pensamento, construiu a Escola Parque, um centro de ensino com regime integral, onde os alunos realizam várias atividades, como confecção de roupas, transações bancárias (mesmo com valores insignificativos), dentre outras. Isso permite a construção de um bom cidadão, que no futuro, quando adulto, esteja “preparado para a vida”. Essa escola foi referência no cenário internacional e implantada em muitos países subdesenvolvidos, colheu bons frutos, a maior parte dos alunos que estudaram nesse local hoje são cidadãos de bem, não estão envolvidos no mundo do crime e sabem lhe dar com os desafios que a vida proporciona, da melhor maneira possível.
Anísio Teixeira sustentou também a ideia de que as instituições de ensino devem ser ramificadas, com a finalidade de atender de forma ampla e efetiva uma determinada região. É seguindo esse pensamento que a UFSB desenvolveu os CUNIs (Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários), que é uma ampliação da universidade visando alcançar toda a região sul da Bahia.
Acusado de difundir ideais comunistas, esse pensador foi perseguido politicamente e exilado duas vezes. Até hoje não se sabe a verdadeira causa da sua morte, pois a de que ele foi acidentado no elevador não é comprovada. Dessa forma, deve ser levada em consideração a sua influência para a educação brasileira, devido seus cargos ocupados e importantes contribuições.



Ecologia dos Saberes

O termo Ecologia dos Saberes foi desenvolvido pelo professor catedrático Boaventura de Souza Santos, ele preconiza a diversidade de saberes existentes dentro e fora da universidade, isto é, o resgate do conhecimento inato, intrínseco dos mestres do saber, aqueles que não têm formação acadêmica, mas podem trazer ao espaço universitário experiências de vida individuais ou típicas do grupo social dos quais fazem parte. Essa troca de instruções irá somar ao meio científico, promovendo assim um maior enriquecimento do corpo institucional.
O Projeto Pedagógico da UFSB adota essa política do escritor Boaventura, em que os segmentos sociais tornam-se protagonistas nesse processo. Mas para que isso ocorresse de forma efetiva, foi necessário analisar como se daria a forma de ingresso na instituição e percebeu-se que era preciso ampliar nas ações alternativas o número de vagas especificamente para quilombolas e indígenas, a fim de incorporar esses grupos detentores de saberes tradicionais. Porém, surge mais um desafio: a delicadeza de manter o equilíbrio entre a massificação e a popularidade, pois conservando essa proporcionalidade, é possível garantir um bom ensino a um maior número de pessoas, afirmando a da Ecologia dos Saberes.
Dessa maneira, é importante ressaltar também que choques culturais educam o ser humano para uma melhor convivência com a diversidade, combatendo assim o preconceito, a intolerância e a discriminação.



Último Momento do CC Universidade e Sociedade

 Que exemplo de aula!!! Só não foi o melhor encontro do componente curricular Universidade e Sociedade porque foi o último. Hoje, os estudantes expuseram oralmente as experiências da execução dos trabalhos realizados nos colégios de Itabuna e região, e também através de um vídeo com duração de cerca de 10 minutos, sendo que, de certa forma pudesse resumir a vivência desse tipo de exercício.
    A minha equipe ficou responsável por desempenhar a palestra no Colégio Modelo de Itabuna. Durante o processo de realização do trabalho, o grupo teve a oportunidade de vivenciar algumas atividades que não pratica constantemente, como a ação de falar entre desconhecidos (para alguns integrantes foi a primeira vez). Assim, percebemos que esse tipo de exercício é muito relevante, pois, além de estimular o educando a ter contato com públicos de outros estabelecimentos de ensino, fortalece a capacidade comunicativa dele em situações fora da zona de conforto. Consideramos nossa tarefa importante, uma vez que seriam transmitidas um grande número de informações de aluno para aluno, já que esses são os indivíduos mais capacitados para explicar a respeito da instituição onde estudam, onde se fazem presentes durante a maior parte de seu tempo.
 A preparação dessa atividade converteu-se em algo mais complexo a partir do momento que tomamos como base o plano orientador da UFSB para nossa discussão, visto que, embora esse material apresente grande quantidade de dados e informes, esses não se encontram em uma linguagem acessível para compreensão efetiva de alunos do terceiro ano da rede pública. Portanto, tivemos o dever configurar a mensagem presente nesse arquivo em algo mais palpável e objetivo, de modo que nossa fala alcançasse a todos.
Pode-se mencionar também, dentre as experiências vivenciadas, a receptividade dos funcionários do colégio, principalmente por parte da vice-diretora do turno matutino que nos deu bastante apoio nesse projeto e convenceu a outros professores a desmarcarem atividades avaliativas nesse dia para liberarem as turmas a fim de assistirem a nossa apresentação. Ela nos contou o estado de profunda descrença dos estudantes em seus potenciais, e o quanto eles encaram a universidade pública como algo inatingível.
Isso nos deu um maior sentimento de responsabilidade, servindo de incentivo para o planejamento da palestra com maior dedicação.
Como desdobramento da execução de tal atividade, notamos o quão importante foi argumentar a respeito desse tema, pois esse processo de preparação para o ingresso é muito complexo e muito necessita desse tipo de discussão, visto que é uma etapa da vida onde se lançam bases para o futuro.
Ao fim da aula, naqueles últimos minutos preciosos de um quadrimestre finalizado com aproveitamento e de muitos ensinamentos, a professora nos transmitiu palavras de gratidão, esperança e motivação e ao mesmo tempo foi surgindo a nossa convicção de que já podemos considerar que estamos aptos a discutir sobre a nossa universidade e defendê-la.









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