Primeiros passos na UFSB
No dia 04 de junho, foi realizado o primeiro
encontro do quadrimestre 2018.2, sendo a aula inaugural para os
estudantes matriculados nesta instituição de ensino no ano de 2018. No campus
Jorge Amado, o componente cursado nesse dia foi Universidade e Sociedade.
A educadora dirigente apresentou aos estudantes
o plano de ensino aprendizagem, contendo a ementa, o cronograma para esse
período, as metas cognitivas, critérios de avaliação e os objetivos desse
quadrimestre em relação a formação geral e sua finalidade como um meio de
orientação ao educando diante o funcionamento dessa universidade.
Nessa data, parte dos discentes estavam ainda
num processo de reconhecimento desse meio acadêmico, foi um momento também de
muito diálogo e dúvidas.
A educadora solicitou aos discentes que
redigissem um pequeno texto sobre seus propósitos nessa universidade,
distribuiu esses textos aleatoriamente para que os alunos lessem, ao final
recolheu-os e posteriormente serão expostos em uma outra data.
Informando sobre o atual estágio da educação
superior brasileira
Na reunião de discussão desse componente,
ocorrida no dia 18/06, após a semana de acolhimento, que teve como finalidade a
programação institucional da universidade, houve uma argumentação em relação ao
esclarecimento da diferença entre Universidade, Centro Universitário e
Faculdade, informação que a maioria dos alunos ainda não têm antes de
ingressarem no ensino superior.
Nesse encontro, foi mencionado também o quadro
atual da educação superior brasileira, que não apresenta bons níveis, pois
dependem diretamente do ensino básico, o qual exterioriza muitos entraves e não
ocorrem de forma uniforme em todas as regiões do país.
Além disso, foi estabelecido também as
divergências entre o ensino superior público e o privado, relatando em
percentual o número de estudantes matriculados em cada uma dessas instituições,
o número de vasão e o crescimento de programas de assistências aos discentes,
como o PROUNI.
E ao término da aula, a docente responsável deu
início a explicação sobre o funcionamento da UFSB e suas particularidades,
retomado no encontro seguinte.
Esclarecendo um pouco mais sobre UFSB
No terceiro encontro do componente Universidade
e Sociedade, decorrido no dia 25/06, a docente responsável retomou parte
do conteúdo mencionado na aula anterior, acerca das características da
universidade. Além disso, nós enquanto corpo discente dialogamos com a
educadora a respeito da forma de ingresso na UFSB, o percurso do aluno nesse
centro de ensino e o intercâmbio.
Ademais, a professora esclareceu sobre o
currículo modular, os componentes necessários para os estudantes que desejam
fazer determinados cursos de segundo ciclo, os caminhos a seguir e o plano
pedagógico dessa universidade, que apresenta diferenciais diante outras
instituições de formação de ensino superior, podendo mencionar: o regime de
ciclos, a formação geral, com duração de um ano, que dentre os objetivos está a
instrução de profissionais com capacidade de pensamento crítico, promovendo
assim uma mudança na realidade.
É possível afirmar, que essa explicitação é uma
prática positiva e de suma importância para os educandos da UFSB, pois tem a
finalidade de guiarem e mostrarem as peculiaridades do percurso de formação da
instituição na qual estão inseridos.
Nessa aula ministrada, a docente apontou
impasses no processo seletivo para o 2º ciclo, sobretudo para o curso de
medicina. Tais entraves são em relação a carga horária e aos componentes, não
garantindo que o educando entre nos cursos de formação profissionalizante com a
base necessária para seguir carreira acadêmica.
E por último, assistimos ao vídeo Linha do
Tempo da Universidade Ocidental, elaborado pelo professor Naomar de Almeida, e
a partir do entendimento desse, a educadora organizou um júri, a ser realizado
no dia 23/07, sobre as escolas fundadoras da universidade.
Apresentação do Proj.
Político Pedagógico da UFSB
No dia 16 de julho, a docente auxiliar
encarregada de ministrar, nessa data, esse componente, pôs em evidência o
Projeto Político Pedagógico da UFSB e suas peculiaridades, mas antes de iniciar
a abordagem, relatou o contexto histórico da Região Sul da Bahia, que durante
muitos anos foi contemplada pelo plantio e colheita do cacau, até vir uma praga
popularmente chamada de Vassoura da Bruxa, que dizimou inúmeras fazendas
produtoras desse insumo, e como consequência, houve a falência de fazendeiros,
desemprego em massa de trabalhadores assalariados, dependentes dessa cultura
que migraram para outras regiões do país em busca de vagas de trabalho. No
entanto, atualmente, esse território ainda sofre com os resultados dessa
adversidade, não só economicamente, mas em outros aspectos, como no campo da
educação, com pequena quantidade de alunos no ensino fundamental, grande taxa
de evasão escolar no ensino médio e poucos centros de formação em nível
superior público.
A fim de reverter esse quadro econômico
social, foi projetada a Universidade Federal do Sul da Bahia, com inúmeros
propostos valores e ideologias inovadoras. Além disso, construída a partir da
análise de diversos pensadores imprescindíveis no campo acadêmico, como Milton Santos
e seu discurso da Geografia Nova, Paulo Freire com a obra Pedagogia da
Autonomia, dentre outros e no último momento desse encontro, foi realizado um
debate criticamente da influência e obras de tais autores.
Tribunal da
Universidade: What’s up?
Em 23 de julho, foi executado uma atividade
proposta aos docentes, a apresentação de um júri com temáticas vinculadas a
modelos de universidade que vigoraram em determinado período, são elas:
Precursoras, Universidade Escolástica, Clássica, Vocacional, de Pesquisa e
Social.
O tribunal foi composto por dois advogados de
defesa e dois de acusação de cada modelo acadêmico, o júri, formado por 3
pessoas e com responsabilidade de avaliar os argumentos de ambos os lados e
definir quais dos dois lados teve argumento necessário capaz de melhor estabelecer
peculiaridades positivas ou negativas das respectivas escolas e a imprensa
encarregada de noticiar tudo o que ocorreu.
Os critérios de avaliação desse exercício
foram: As características dos modelos citados; sua estrutura e organização e a adequação
ao contexto histórico. E teve como base várias obras, pode se mencionar parte
do livro “ A Quarta Missão da Universidade” de Naomar Almeida Filho e Fernando
Seabra Santos, dentre outras.
Esse método de avaliação se faz muito expressivo,
pois o educando deve compreender como se deu o funcionamento desses modelos
acadêmicos e obter o máximo de informações e especificidades possíveis para
formular o seu argumento de defesa ou de contrariedade. Esse modo de exposição,
diferente da aula tradicional, faz com que o conteúdo possa ser melhor fixado.
Além disso, a realização desse tipo de apresentação exprime um nível de complexidade
mais elevado, porque o indivíduo incumbido por defender, por exemplo, um método
de ensino o qual ele pessoalmente vai de encontro, é bem provável que ele obtém
maiores dificuldades.
Contribuições de Paulo
Freire ao ensino superior
A última obra que Paulo Freire produziu antes
dele falecer foi Pedagogia da Autonomia, dividida em vários capítulos que definem
a melhor didática na relação docente – discente. No início do livro ele deixa
claro que escolheu os pilares presentes porque são imprescindíveis na busca
pelo saber e que é dever do leitor fazer questionamentos acerca do que está
escrito. O pensamento freiriano embora seja destinado ao ensino básico, é
bastante utilizado no ensino superior e serve como base para edificação do
funcionamento de diversas universidades, por exemplo a UFSB.
Nessa obra, Freire discute a respeito da
curiosidade epistemológica, o entendimento crítico, vai de encontro ao discurso
fatalista neoliberal de comodismo, defende que toda e qualquer instituição de
ensino deve haver posição política, estabelece condições necessárias para a
busca pela erudição, que são: curiosidade, criatividade, investigação,
inquietude, humildade e a persistência, e esclarece várias práticas
educacionais.
Após a leitura de alguns fragmentos do livro
Pedagogia da Autonomia, os educandos construíram, em equipes, um mapa
conceitual sobre os capítulos da obra solicitados pela docente. Essa forma de
aprendizado, através da realização desse tipo de atividade é muito enriquecedora,
pois o discente otimiza a compreensão do conteúdo, aumenta o seu poder de
síntese e organização das argumentações, possibilitando a revisão constante do
assunto, e, por conseguinte, a fixação por um longo período.
Anísio Teixeira
Quando o assunto é educação, não se pode deixar
de mencionar este grande nome: Anísio Spínola Teixeira. Oriundo de uma família
de classe alta do interior da Bahia cursou Direito, no Rio de Janeiro, com o
propósito de se tornar político, mas seguiu outros rumos, apaixonou-se pela
educação.
Anísio defendia que o educando tem uma maior
capacidade de aprender praticando. Com base nesse pensamento, construiu a
Escola Parque, um centro de ensino com regime integral, onde os alunos realizam
várias atividades, como confecção de roupas, transações bancárias (mesmo com
valores insignificativos), dentre outras. Isso permite a construção de um bom
cidadão, que no futuro, quando adulto, esteja “preparado para a vida”. Essa
escola foi referência no cenário internacional e implantada em muitos países
subdesenvolvidos, colheu bons frutos, a maior parte dos alunos que estudaram
nesse local hoje são cidadãos de bem, não estão envolvidos no mundo do crime e
sabem lhe dar com os desafios que a vida proporciona, da melhor maneira
possível.
Anísio Teixeira sustentou também a ideia de que
as instituições de ensino devem ser ramificadas, com a finalidade de atender de
forma ampla e efetiva uma determinada região. É seguindo esse pensamento que a
UFSB desenvolveu os CUNIs (Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários), que
é uma ampliação da universidade visando alcançar toda a região sul da Bahia.
Acusado de difundir ideais comunistas, esse
pensador foi perseguido politicamente e exilado duas vezes. Até hoje não se
sabe a verdadeira causa da sua morte, pois a de que ele foi acidentado no
elevador não é comprovada. Dessa forma, deve ser levada em consideração a sua
influência para a educação brasileira, devido seus cargos ocupados e
importantes contribuições.
Ecologia dos Saberes
O termo Ecologia dos Saberes foi desenvolvido
pelo professor catedrático Boaventura de Souza Santos, ele preconiza a
diversidade de saberes existentes dentro e fora da universidade, isto é, o
resgate do conhecimento inato, intrínseco dos mestres do saber, aqueles que não
têm formação acadêmica, mas podem trazer ao espaço universitário experiências
de vida individuais ou típicas do grupo social dos quais fazem parte. Essa
troca de instruções irá somar ao meio científico, promovendo assim um maior
enriquecimento do corpo institucional.
O Projeto Pedagógico da UFSB adota essa
política do escritor Boaventura, em que os segmentos sociais tornam-se
protagonistas nesse processo. Mas para que isso ocorresse de forma efetiva, foi
necessário analisar como se daria a forma de ingresso na instituição e
percebeu-se que era preciso ampliar nas ações alternativas o número de vagas
especificamente para quilombolas e indígenas, a fim de incorporar esses grupos detentores
de saberes tradicionais. Porém, surge mais um desafio: a delicadeza de manter o
equilíbrio entre a massificação e a popularidade, pois conservando essa
proporcionalidade, é possível garantir um bom ensino a um maior número de
pessoas, afirmando a da Ecologia dos Saberes.
Dessa maneira, é importante ressaltar também que
choques culturais educam o ser humano para uma melhor convivência com a
diversidade, combatendo assim o preconceito, a intolerância e a discriminação.
Último Momento do CC
Universidade e Sociedade
Que exemplo de aula!!! Só não foi o
melhor encontro do componente curricular Universidade e Sociedade porque foi o
último. Hoje, os estudantes expuseram oralmente as experiências da execução dos
trabalhos realizados nos colégios de Itabuna e região, e também através de um
vídeo com duração de cerca de 10 minutos, sendo que, de certa forma pudesse
resumir a vivência desse tipo de exercício.
A minha equipe ficou responsável por
desempenhar a palestra no Colégio Modelo de Itabuna. Durante o processo de
realização do trabalho, o grupo teve a oportunidade de vivenciar algumas
atividades que não pratica constantemente, como a ação de falar entre
desconhecidos (para alguns integrantes foi a primeira vez). Assim, percebemos
que esse tipo de exercício é muito relevante, pois, além de estimular o
educando a ter contato com públicos de outros estabelecimentos de ensino,
fortalece a capacidade comunicativa dele em situações fora da zona de conforto.
Consideramos nossa tarefa importante, uma vez que seriam transmitidas um grande
número de informações de aluno para aluno, já que esses são os indivíduos mais
capacitados para explicar a respeito da instituição onde estudam, onde se fazem
presentes durante a maior parte de seu tempo.
A
preparação dessa atividade converteu-se em algo mais complexo a partir do
momento que tomamos como base o plano orientador da UFSB para nossa discussão,
visto que, embora esse material apresente grande quantidade de dados e
informes, esses não se encontram em uma linguagem acessível para compreensão efetiva
de alunos do terceiro ano da rede pública. Portanto, tivemos o dever configurar
a mensagem presente nesse arquivo em algo mais palpável e objetivo, de modo que
nossa fala alcançasse a todos.
Pode-se mencionar também, dentre as
experiências vivenciadas, a receptividade dos funcionários do colégio,
principalmente por parte da vice-diretora do turno matutino que nos deu
bastante apoio nesse projeto e convenceu a outros professores a desmarcarem
atividades avaliativas nesse dia para liberarem as turmas a fim de assistirem a
nossa apresentação. Ela nos contou o estado de profunda descrença dos
estudantes em seus potenciais, e o quanto eles encaram a universidade pública
como algo inatingível.
Isso nos deu um maior sentimento de
responsabilidade, servindo de incentivo para o planejamento da palestra com
maior dedicação.
Como desdobramento da execução de tal
atividade, notamos o quão importante foi argumentar a respeito desse tema, pois
esse processo de preparação para o ingresso é muito complexo e muito necessita
desse tipo de discussão, visto que é uma etapa da vida onde se lançam bases
para o futuro.
Ao fim da aula, naqueles últimos minutos
preciosos de um quadrimestre finalizado com aproveitamento e de muitos
ensinamentos, a professora nos transmitiu palavras de gratidão, esperança e
motivação e ao mesmo tempo foi surgindo a nossa convicção de que já podemos
considerar que estamos aptos a discutir sobre a nossa universidade e defendê-la.
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