No terceiro encontro do componente Universidade e Sociedade, decorrido no dia 25/06, a docente responsável retomou parte do conteúdo mencionado na aula anterior, acerca das características da universidade. Além disso, nós enquanto corpo discente dialogamos com a educadora a respeito da forma de ingresso na UFSB, o percurso do aluno nesse centro de ensino e o intercâmbio.
Ademais, a professora esclareceu sobre o currículo modular, os componentes necessários para os estudantes que desejam fazer determinados cursos de segundo ciclo, os caminhos a seguir e o plano pedagógico dessa universidade, que apresenta diferenciais diante outras instituições de formação de ensino superior, podendo mencionar: o regime de ciclos, a formação geral, com duração de um ano, que dentre os objetivos está a instrução de profissionais com capacidade de pensamento crítico, promovendo assim uma mudança na realidade.
É possível afirmar, que essa explicitação é uma prática positiva e de suma importância para os educandos da UFSB, pois tem a finalidade de guiarem e mostrarem as peculiaridades do percurso de formação da instituição na qual estão inseridos.
Nessa aula ministrada, a docente apontou impasses no processo seletivo para o 2º ciclo, sobretudo para o curso de medicina. Tais entraves são em relação a carga horária e aos componentes, não garantindo que o educando entre nos cursos de formação profissionalizante com a base necessária para seguir carreira acadêmica.
Comentários
Postar um comentário