Em 23 de julho, foi executado uma atividade proposta aos docentes, a apresentação de um júri com temáticas vinculadas a modelos de universidade que vigoraram em determinado período, são elas: Precursoras, Universidade Escolástica, Clássica, Vocacional, de Pesquisa e Social.
O tribunal foi composto por dois advogados de defesa e dois de acusação de cada modelo acadêmico, o júri, formado por 3 pessoas e com responsabilidade de avaliar os argumentos de ambos os lados e definir quais dos dois lados teve argumento necessário capaz de melhor estabelecer peculiaridades positivas ou negativas das respectivas escolas e a imprensa encarregada de noticiar tudo o que ocorreu.
Os critérios de avaliação desse exercício foram: As características dos modelos citados; sua estrutura e organização e a adequação ao contexto histórico. E teve como base várias obras, pode se mencionar parte do livro “ A Quarta Missão da Universidade” de Naomar Almeida Filho e Fernando Seabra Santos, dentre outras.
Esse método de avaliação se faz muito expressivo, pois o educando deve compreender como se deu o funcionamento desses modelos acadêmicos e obter o máximo de informações e especificidades possíveis para formular o seu argumento de defesa ou de contrariedade. Esse modo de exposição, diferente da aula tradicional, faz com que o conteúdo possa ser melhor fixado. Além disso, a realização desse tipo de apresentação exprime um nível de complexidade mais elevado, porque o indivíduo incumbido por defender, por exemplo, um método de ensino o qual ele pessoalmente vai de encontro, é bem provável que ele obtém maiores dificuldades.
Comentários
Postar um comentário