Pular para o conteúdo principal

Informando sobre o atual estágio da educação superior brasileira

Na reunião de discussão desse componente, ocorrida no dia 18/06, após a semana de acolhimento, que teve como finalidade a programação institucional da universidade, houve uma argumentação em relação ao esclarecimento da diferença entre Universidade, Centro Universitário e Faculdade, informação que a maioria dos alunos ainda não têm antes de ingressarem no ensino superior.
Nesse encontro, foi mencionado também o quadro atual da educação superior brasileira, que não apresenta bons níveis, pois dependem diretamente do ensino básico, o qual exterioriza muitos entraves e não ocorrem de forma uniforme em todas as regiões do país.
Além disso, foi estabelecido também as divergências entre o ensino superior público e o privado, relatando em percentual o número de estudantes matriculados em cada uma dessas instituições, o número de vasão e o crescimento de programas de assistências aos discentes, como o PROUNI.


E ao término da aula, a docente responsável deu início a explicação sobre o funcionamento da UFSB e suas particularidades, retomado no encontro seguinte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geometria Sona de Angola (continuação)

No encontro do componente curricular Matemática e Espaço, realizado no dia 17 de julho, corrigiu-se o a atividade exigida a respeito da produção da lusona, e continuou-se a discursão acerca desse tema que envolve uma complexidade cultural, de identidade africana e uma matematização interessante. Após ter produzido no papel quadriculado, discutido e testado as várias inferências, como (-N º par e nº ímpar corresponde a 1: 3x12=3; 3x15=3; 4x16=4...) definiu-se que é possível obter a quantidade de fios a serem usados para construí-la a partir do MDC (máximo divisor comum).  Além disso, foi esclarecido que há inúmeras formas de Lusona, pois normalmente elas são confeccionadas como recurso auxiliador na efetivação da narração de histórias, tais linhas das lusonas podem significar os percursos feitos pelos personagens e os pontos representam os atores. Como a interdisciplinaridade é um dos elementos que compõe as aulas na UFSB, a educadora comentou sobre a ancestralidade humana, suas

A Pluralidade da Matemática

       O Artigo Areia Ancestral, elaborado por Rogério Ferreira traz um maior esclarecimento acerca dos desenhos na areia realizados pelo povo SONA, de origem africana, especialmente da Angola, lugar que exportou muitos escravos para o Brasil durante o Período Colonial.         Um fato curioso é que embora a nação brasileira tenha raízes africanas profundas, no que diz respeito a genética e miscigenação, muitas tradições culturais peculiares aos afrodescendentes são desconhecidas pela maior parte de seus habitantes. Essa adversidade se deve, principalmente, a omissão da promoção do estudo, análise e discussão dessas culturas pela maior parte do setor educacional, devido a questões históricas associadas a hegemonia ocidental em detrimento de outras nações, desde a colonização. É notório, que a ausência desse conhecimento prévio sobre a cultura e importância de outras comunidades é um fator decisivo na construção do preconceito, discriminação e intolerância.          Pesquisadores

Último Momento do CC Universidade e Sociedade

Que exemplo de aula!!! Só não foi o melhor encontro do componente curricular Universidade e Sociedade porque foi o último. Hoje, os estudantes expuseram oralmente as experiências da execução dos trabalhos realizados nos colégios de Itabuna e região, e também através de um vídeo com duração de cerca de 10 minutos, sendo que, de certa forma pudesse resumir a vivência desse tipo de exercício.             A minha equipe ficou responsável por desempenhar a palestra no Colégio Modelo de Itabuna. Durante o processo de realização do trabalho, o grupo teve a oportunidade de vivenciar algumas atividades que não pratica constantemente, como a ação de falar entre desconhecidos (para alguns integrantes foi a primeira vez). Assim, percebemos que esse tipo de exercício é muito relevante, pois, além de estimular o educando a ter contato com públicos de outros estabelecimentos de ensino, fortalece a capacidade comunicativa dele em situações fora da zona de conforto. Consideramos nossa tarefa import