Pular para o conteúdo principal

Geometria Fractal

A geometria fractal refere-se a um padrão de repetição de uma micromolécula para uma macromolécula, que vai se expandindo proporcionalmente, de forma simétrica com bastante precisão. O fractal está presente em vários locais: em uma flor de girassol (repetindo-se padrões na macro e microunidades), nos alvéolos pulmonares (podendo ser visto através do uso de proteínas de fluorescência) e no mundo vivo.
            A aplicabilidade do fractal é bastante ampla, pode-se mencionar a construção de antenas (que traz inúmeros avanços positivos, como o eco de frequência mais vasto, tamanho reduzido e preços mais baixos), na produção de dispositivos eletrônicos, além do uso no meio biológico em geral.
            Embora esse padrão geométrico seja adotado na fabricação de muitos aparelhos, ele é contestado pelo ramo da matemática tradicional que preconiza a Geometria Euclidiana.
            Abaixo encontram-se alguns modelos de fractais:
Imagem por: http://www.astropt.org/2013/09/14/fractais-a-dimensao-escondida/

Imagem obtida em sala de aula
Imagem obtida em sala de aula



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geometria Sona de Angola (continuação)

No encontro do componente curricular Matemática e Espaço, realizado no dia 17 de julho, corrigiu-se o a atividade exigida a respeito da produção da lusona, e continuou-se a discursão acerca desse tema que envolve uma complexidade cultural, de identidade africana e uma matematização interessante. Após ter produzido no papel quadriculado, discutido e testado as várias inferências, como (-N º par e nº ímpar corresponde a 1: 3x12=3; 3x15=3; 4x16=4...) definiu-se que é possível obter a quantidade de fios a serem usados para construí-la a partir do MDC (máximo divisor comum).  Além disso, foi esclarecido que há inúmeras formas de Lusona, pois normalmente elas são confeccionadas como recurso auxiliador na efetivação da narração de histórias, tais linhas das lusonas podem significar os percursos feitos pelos personagens e os pontos representam os atores. Como a interdisciplinaridade é um dos elementos que compõe as aulas na UFSB, a educadora comentou sobre a ancestralidade humana, suas

A Pluralidade da Matemática

       O Artigo Areia Ancestral, elaborado por Rogério Ferreira traz um maior esclarecimento acerca dos desenhos na areia realizados pelo povo SONA, de origem africana, especialmente da Angola, lugar que exportou muitos escravos para o Brasil durante o Período Colonial.         Um fato curioso é que embora a nação brasileira tenha raízes africanas profundas, no que diz respeito a genética e miscigenação, muitas tradições culturais peculiares aos afrodescendentes são desconhecidas pela maior parte de seus habitantes. Essa adversidade se deve, principalmente, a omissão da promoção do estudo, análise e discussão dessas culturas pela maior parte do setor educacional, devido a questões históricas associadas a hegemonia ocidental em detrimento de outras nações, desde a colonização. É notório, que a ausência desse conhecimento prévio sobre a cultura e importância de outras comunidades é um fator decisivo na construção do preconceito, discriminação e intolerância.          Pesquisadores

Último Momento do CC Universidade e Sociedade

Que exemplo de aula!!! Só não foi o melhor encontro do componente curricular Universidade e Sociedade porque foi o último. Hoje, os estudantes expuseram oralmente as experiências da execução dos trabalhos realizados nos colégios de Itabuna e região, e também através de um vídeo com duração de cerca de 10 minutos, sendo que, de certa forma pudesse resumir a vivência desse tipo de exercício.             A minha equipe ficou responsável por desempenhar a palestra no Colégio Modelo de Itabuna. Durante o processo de realização do trabalho, o grupo teve a oportunidade de vivenciar algumas atividades que não pratica constantemente, como a ação de falar entre desconhecidos (para alguns integrantes foi a primeira vez). Assim, percebemos que esse tipo de exercício é muito relevante, pois, além de estimular o educando a ter contato com públicos de outros estabelecimentos de ensino, fortalece a capacidade comunicativa dele em situações fora da zona de conforto. Consideramos nossa tarefa import