A aula do dia 07 de junho de 2018, trouxe o conhecimento a partir de uma nova perspectiva, através de variada dinâmicas de grupo trabalhando nosso sensível, contribuindo para difusão de valores morais ao discente, tais como, a reflexão, confiança e solidariedade. Dentre as atividades trabalhadas, a ultima delas, em que o aluno com olhos abertos guia outro com olhos fechados, permitiu uma análise marcante, isso porque o aluno guiado tem-se, durante aqueles minutos, a experiência de vida em um mundo escuro, sem cores e de muitas percepções, encontrando inúmeros limites e tornando-se dependentes para garantir sua progressão. Tal experimentação, também possibilitou mudança na nossa maneira de pensar e agir em relação ao deficiente visual, aguçando ainda mais nosso sentimento de empatia, que segundo o psiquiatra escritor brasileiro Augusto Cury ,"A capacidade de se colocar no lugar do outro é uma das funções mais importantes da nossa inteligência. Demonstra o grau de maturidade do ser humano". E por último cada aluno resumiu em uma única palavra o ensinamento fomentador compartilhado naquela tarde.
No encontro do componente curricular Matemática e Espaço, realizado no dia 17 de julho, corrigiu-se o a atividade exigida a respeito da produção da lusona, e continuou-se a discursão acerca desse tema que envolve uma complexidade cultural, de identidade africana e uma matematização interessante. Após ter produzido no papel quadriculado, discutido e testado as várias inferências, como (-N º par e nº ímpar corresponde a 1: 3x12=3; 3x15=3; 4x16=4...) definiu-se que é possível obter a quantidade de fios a serem usados para construí-la a partir do MDC (máximo divisor comum). Além disso, foi esclarecido que há inúmeras formas de Lusona, pois normalmente elas são confeccionadas como recurso auxiliador na efetivação da narração de histórias, tais linhas das lusonas podem significar os percursos feitos pelos personagens e os pontos representam os atores. Como a interdisciplinaridade é um dos elementos que compõe as aulas na UFSB, a educadora comentou sobre a ancestralidade humana, suas
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