Pular para o conteúdo principal

Apresentação do Proj. Político Pedagógico da UFSB

No dia 16 de julho, a docente auxiliar encarregada de ministrar, nessa data, esse componente, pôs em evidência o Projeto Político Pedagógico da UFSB e suas peculiaridades, mas antes de iniciar a abordagem, relatou o contexto histórico da Região Sul da Bahia, que durante muitos anos foi contemplada pelo plantio e colheita do cacau, até vir uma praga popularmente chamada de Vassoura da Bruxa, que dizimou inúmeras fazendas produtoras desse insumo, e como consequência, houve a falência de fazendeiros, desemprego em massa de trabalhadores assalariados, dependentes dessa cultura que migraram para outras regiões do país em busca de vagas de trabalho. No entanto, atualmente, esse território ainda sofre com os resultados dessa adversidade, não só economicamente, mas em outros aspectos, como no campo da educação, com pequena quantidade de alunos no ensino fundamental, grande taxa de evasão escolar no ensino médio e poucos centros de formação em nível superior público.
A fim de reverter esse quadro econômico social, foi projetada a Universidade Federal do Sul da Bahia, com inúmeros propostos valores e ideologias inovadoras. Além disso, construída a partir da análise de diversos pensadores imprescindíveis no campo acadêmico, como Milton Santos e seu discurso da Geografia Nova, Paulo Freire com a obra Pedagogia da Autonomia, dentre outros e no último momento desse encontro, foi realizado um debate criticamente da influência e obras de tais autores. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geometria Sona de Angola (continuação)

No encontro do componente curricular Matemática e Espaço, realizado no dia 17 de julho, corrigiu-se o a atividade exigida a respeito da produção da lusona, e continuou-se a discursão acerca desse tema que envolve uma complexidade cultural, de identidade africana e uma matematização interessante. Após ter produzido no papel quadriculado, discutido e testado as várias inferências, como (-N º par e nº ímpar corresponde a 1: 3x12=3; 3x15=3; 4x16=4...) definiu-se que é possível obter a quantidade de fios a serem usados para construí-la a partir do MDC (máximo divisor comum).  Além disso, foi esclarecido que há inúmeras formas de Lusona, pois normalmente elas são confeccionadas como recurso auxiliador na efetivação da narração de histórias, tais linhas das lusonas podem significar os percursos feitos pelos personagens e os pontos representam os atores. Como a interdisciplinaridade é um dos elementos que compõe as aulas na UFSB, a educadora comentou sobre a ancestralidade humana, suas

A Pluralidade da Matemática

       O Artigo Areia Ancestral, elaborado por Rogério Ferreira traz um maior esclarecimento acerca dos desenhos na areia realizados pelo povo SONA, de origem africana, especialmente da Angola, lugar que exportou muitos escravos para o Brasil durante o Período Colonial.         Um fato curioso é que embora a nação brasileira tenha raízes africanas profundas, no que diz respeito a genética e miscigenação, muitas tradições culturais peculiares aos afrodescendentes são desconhecidas pela maior parte de seus habitantes. Essa adversidade se deve, principalmente, a omissão da promoção do estudo, análise e discussão dessas culturas pela maior parte do setor educacional, devido a questões históricas associadas a hegemonia ocidental em detrimento de outras nações, desde a colonização. É notório, que a ausência desse conhecimento prévio sobre a cultura e importância de outras comunidades é um fator decisivo na construção do preconceito, discriminação e intolerância.          Pesquisadores

Último Momento do CC Universidade e Sociedade

Que exemplo de aula!!! Só não foi o melhor encontro do componente curricular Universidade e Sociedade porque foi o último. Hoje, os estudantes expuseram oralmente as experiências da execução dos trabalhos realizados nos colégios de Itabuna e região, e também através de um vídeo com duração de cerca de 10 minutos, sendo que, de certa forma pudesse resumir a vivência desse tipo de exercício.             A minha equipe ficou responsável por desempenhar a palestra no Colégio Modelo de Itabuna. Durante o processo de realização do trabalho, o grupo teve a oportunidade de vivenciar algumas atividades que não pratica constantemente, como a ação de falar entre desconhecidos (para alguns integrantes foi a primeira vez). Assim, percebemos que esse tipo de exercício é muito relevante, pois, além de estimular o educando a ter contato com públicos de outros estabelecimentos de ensino, fortalece a capacidade comunicativa dele em situações fora da zona de conforto. Consideramos nossa tarefa import