Pular para o conteúdo principal

Como a Experiência é Efetuada

Na tarde de quinta-feira do dia 19 de julho, os alunos da sala 10 da UFSB, divididos em grupos de 5 pessoas, realizaram várias apresentações com a finalidade de relatar o conceito do termo experiência, que é aquilo que nos acontece, nos marca ficando sempre na memória, no entanto, o mundo contemporâneo está sedento dessa prática, pois existem quatro fatores que a anula, são eles: o excesso de informação, excesso de opinião, a falta de tempo e o excesso de trabalho. Tal exibição se deu através de peças teatrais, como a Escolinha do Professor Raimundo (adaptado), diálogos familiares, teatro mudo, dentre outras que propuseram inúmeras reflexões fomentadoras.
Ao término das apresentações, a turma sentou-se em círculo, e foi iniciado um debate abordando várias temáticas cujo eixo central foi a experiência. Foi questionado muito acerca das redes sociais associando-a a invisibilidade social, pois normalmente não percebemos quem está do nosso lado, quotidianamente, na maioria das vezes só dialogamos com tais indivíduos no mundo virtual, e isso promove, por conseguinte, a fragmentação da amizade. Além disso, foi discutida a questão do uso excessivo de aparelhos eletrônicos em momentos que não os cabem, e isso está diretamente vinculado a diferença em o indivíduo ter ou não experiência, estando em determinado local num dado momento. E uma das numerosas soluções encontradas a fim de sanar essa adversidade, está a prática da meditação, uma técnica que contribui, de forma excepcional, para o sujeito se orientar e combater os fatores que anulam as possibilidades de experiência. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geometria Sona de Angola (continuação)

No encontro do componente curricular Matemática e Espaço, realizado no dia 17 de julho, corrigiu-se o a atividade exigida a respeito da produção da lusona, e continuou-se a discursão acerca desse tema que envolve uma complexidade cultural, de identidade africana e uma matematização interessante. Após ter produzido no papel quadriculado, discutido e testado as várias inferências, como (-N º par e nº ímpar corresponde a 1: 3x12=3; 3x15=3; 4x16=4...) definiu-se que é possível obter a quantidade de fios a serem usados para construí-la a partir do MDC (máximo divisor comum).  Além disso, foi esclarecido que há inúmeras formas de Lusona, pois normalmente elas são confeccionadas como recurso auxiliador na efetivação da narração de histórias, tais linhas das lusonas podem significar os percursos feitos pelos personagens e os pontos representam os atores. Como a interdisciplinaridade é um dos elementos que compõe as aulas na UFSB, a educadora comentou sobre a ancestralidade humana, suas

A Pluralidade da Matemática

       O Artigo Areia Ancestral, elaborado por Rogério Ferreira traz um maior esclarecimento acerca dos desenhos na areia realizados pelo povo SONA, de origem africana, especialmente da Angola, lugar que exportou muitos escravos para o Brasil durante o Período Colonial.         Um fato curioso é que embora a nação brasileira tenha raízes africanas profundas, no que diz respeito a genética e miscigenação, muitas tradições culturais peculiares aos afrodescendentes são desconhecidas pela maior parte de seus habitantes. Essa adversidade se deve, principalmente, a omissão da promoção do estudo, análise e discussão dessas culturas pela maior parte do setor educacional, devido a questões históricas associadas a hegemonia ocidental em detrimento de outras nações, desde a colonização. É notório, que a ausência desse conhecimento prévio sobre a cultura e importância de outras comunidades é um fator decisivo na construção do preconceito, discriminação e intolerância.          Pesquisadores

Último Momento do CC Universidade e Sociedade

Que exemplo de aula!!! Só não foi o melhor encontro do componente curricular Universidade e Sociedade porque foi o último. Hoje, os estudantes expuseram oralmente as experiências da execução dos trabalhos realizados nos colégios de Itabuna e região, e também através de um vídeo com duração de cerca de 10 minutos, sendo que, de certa forma pudesse resumir a vivência desse tipo de exercício.             A minha equipe ficou responsável por desempenhar a palestra no Colégio Modelo de Itabuna. Durante o processo de realização do trabalho, o grupo teve a oportunidade de vivenciar algumas atividades que não pratica constantemente, como a ação de falar entre desconhecidos (para alguns integrantes foi a primeira vez). Assim, percebemos que esse tipo de exercício é muito relevante, pois, além de estimular o educando a ter contato com públicos de outros estabelecimentos de ensino, fortalece a capacidade comunicativa dele em situações fora da zona de conforto. Consideramos nossa tarefa import