Pular para o conteúdo principal

Contribuições de Paulo Freire ao ensino superior

A última obra que Paulo Freire produziu antes dele falecer foi Pedagogia da Autonomia, dividida em vários capítulos que definem a melhor didática na relação docente – discente. No início do livro ele deixa claro que escolheu os pilares presentes porque são imprescindíveis na busca pelo saber e que é dever do leitor fazer questionamentos acerca do que está escrito. O pensamento freiriano embora seja destinado ao ensino básico, é bastante utilizado no ensino superior e serve como base para edificação do funcionamento de diversas universidades, por exemplo a UFSB.
Nessa obra, Freire discute a respeito da curiosidade epistemológica, o entendimento crítico, vai de encontro ao discurso fatalista neoliberal de comodismo, defende que toda e qualquer instituição de ensino deve haver posição política, estabelece condições necessárias para a busca pela erudição, que são: curiosidade, criatividade, investigação, inquietude, humildade e a persistência, e esclarece várias práticas educacionais.
Após a leitura de alguns fragmentos do livro Pedagogia da Autonomia, os educandos construíram, em equipes, um mapa conceitual sobre os capítulos da obra solicitados pela docente. Essa forma de aprendizado, através da realização desse tipo de atividade é muito enriquecedora, pois o discente otimiza a compreensão do conteúdo, aumenta o seu poder de síntese e organização das argumentações, possibilitando a revisão constante do assunto, e, por conseguinte, a fixação por um longo período.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geometria Sona de Angola (continuação)

No encontro do componente curricular Matemática e Espaço, realizado no dia 17 de julho, corrigiu-se o a atividade exigida a respeito da produção da lusona, e continuou-se a discursão acerca desse tema que envolve uma complexidade cultural, de identidade africana e uma matematização interessante. Após ter produzido no papel quadriculado, discutido e testado as várias inferências, como (-N º par e nº ímpar corresponde a 1: 3x12=3; 3x15=3; 4x16=4...) definiu-se que é possível obter a quantidade de fios a serem usados para construí-la a partir do MDC (máximo divisor comum).  Além disso, foi esclarecido que há inúmeras formas de Lusona, pois normalmente elas são confeccionadas como recurso auxiliador na efetivação da narração de histórias, tais linhas das lusonas podem significar os percursos feitos pelos personagens e os pontos representam os atores. Como a interdisciplinaridade é um dos elementos que compõe as aulas na UFSB, a educadora comentou sobre a ancestralidade humana, suas

A Pluralidade da Matemática

       O Artigo Areia Ancestral, elaborado por Rogério Ferreira traz um maior esclarecimento acerca dos desenhos na areia realizados pelo povo SONA, de origem africana, especialmente da Angola, lugar que exportou muitos escravos para o Brasil durante o Período Colonial.         Um fato curioso é que embora a nação brasileira tenha raízes africanas profundas, no que diz respeito a genética e miscigenação, muitas tradições culturais peculiares aos afrodescendentes são desconhecidas pela maior parte de seus habitantes. Essa adversidade se deve, principalmente, a omissão da promoção do estudo, análise e discussão dessas culturas pela maior parte do setor educacional, devido a questões históricas associadas a hegemonia ocidental em detrimento de outras nações, desde a colonização. É notório, que a ausência desse conhecimento prévio sobre a cultura e importância de outras comunidades é um fator decisivo na construção do preconceito, discriminação e intolerância.          Pesquisadores

Último Momento do CC Universidade e Sociedade

Que exemplo de aula!!! Só não foi o melhor encontro do componente curricular Universidade e Sociedade porque foi o último. Hoje, os estudantes expuseram oralmente as experiências da execução dos trabalhos realizados nos colégios de Itabuna e região, e também através de um vídeo com duração de cerca de 10 minutos, sendo que, de certa forma pudesse resumir a vivência desse tipo de exercício.             A minha equipe ficou responsável por desempenhar a palestra no Colégio Modelo de Itabuna. Durante o processo de realização do trabalho, o grupo teve a oportunidade de vivenciar algumas atividades que não pratica constantemente, como a ação de falar entre desconhecidos (para alguns integrantes foi a primeira vez). Assim, percebemos que esse tipo de exercício é muito relevante, pois, além de estimular o educando a ter contato com públicos de outros estabelecimentos de ensino, fortalece a capacidade comunicativa dele em situações fora da zona de conforto. Consideramos nossa tarefa import