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Pavimentação (continuação)

No dia 31 de julho a aula do componente Matemática e Espaço foi bastante enriquecedora, pois dentre as atividades realizadas, houve a construção do Pentágono do Cairo que é uma figura geométrica com capacidade de pavimentar pois atende todos os requisitos necessários, e para confeccionar é necessário traçar duas linhas de 45° graus, o que foi uma novidade para a maioria dos educandos a descoberta de como traçar uma reta de 45° utilizando apenas um compasso e uma reta.
Após a construção e pavimentação desse pentágono, o docente apresentou a planta do novo campus da UFSB em Itabuna-BA, cujas salas de aulas foram edificadas seguindo a forma do Pentágono do Cairo que exprime vários benefícios, como a mudança no posicionamento do educador e educandos, saindo do modo tradicional marcado por fileiras em único sentido, isso “desorganiza” no bom sentido esse espaço acadêmico, anula a existência de cantos na sala de aula, permitindo uma participação mais efetiva por parte do educando na busca pela erudição.
Além da Pavimentação do Cairo, esse encontro também tratou da contribuição do artista Maurits Cornelis Escher para a ilusão de óptica e pavimentação, e ele explorou bastante a geometria plana e espacial aplicadas na litografia, que é a arte na pedra.  Com esse entendimento os educandos colocaram em prática a Geometria Escher encaixando várias peças produzidas e cobrindo uma superfície. A principal característica dessa produção é a mesma área que é retirada em um local deve ser reposta em outro espaço.


Imagens obtidas em sala de aula

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