Pular para o conteúdo principal

Amostra cultural

        Paulo Freire defende que a educação é um pilar na libertação das pessoas. Nesse sentido, as experiências por nós adquiridas na UFSB apenas ratificam esse pensamento que muito tem a nos ensinar. Desse modo, associando esse valor ao nosso cotidiano educativo a matemática e suas faces entram em nossa vida. E, por conseguinte, vamos descrever um breve relato sobre o que passou e deixaram marcas, marcas da sensibilidade, do valor, da experiência, da união, do respeito e do aprendizado. 
        Em primeira analise é importante descrever a importância do novo. Assim, durante a confecção das obras estudadas em sala de aula (Mariposa, Lusona, Escher e Fractal), tivemos uma experiência muito gratificante, executamos na prática o conhecimento edificado acerca dos costumes e da cultura dos povos tradicionais que deram origem a esses objetos artísticos. Tal exercício nos proporcionou o uso abusivo da criatividade, isso porque, além da técnica e aprendizado a respeito dos padrões geométricos, foi empregada a imaginação e inovação a fim de moldar as estéticas nas obras.                        Ademais, ao processar essa atividade, a equipe concebeu um breve debate e concluiu que o “DOM” não é uma linha divisória, pertencente ao campo das artes, que estabelece se o indivíduo está apto ou não para desenvolver determinado exercício. É notório, que algumas pessoas exprimem uma maior afinidade para tal, esse fato não significa um limite, isto é, todos têm a capacidade cognitiva para empreender. Dessa maneira, é necessário estimular nosso poder de criatividade, e no caso da confecção das obras apresentadas na mostra artística é preciso ainda seguir os padrões geométricos definidos.
         Outro fator importante que o grupo manteve uma maior atenção foi quanto às dimensões das quatro peças, ao notar como se encaixam e melhor adequam ao espaço de 1,60 x 1,60 destinado pela mostra cultural. Desse modo, chegamos à conclusão que, a união e um bom diálogo saudável/coeso são fatores preponderantes na solidez de uma equipe. E uma amizade como afirmou Aristóteles é amor a sabedoria, então, vamos lá, que sejamos eternos aprendizes. Dessa maneira, nos despedimos com um sentimento de que tudo valeu a pena e nossos objetivos foram cumpridos. Obrigado por todo processo da construção educativa.



Imagens obtidas durante a amostra cultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Último Momento do CC Universidade e Sociedade

Que exemplo de aula!!! Só não foi o melhor encontro do componente curricular Universidade e Sociedade porque foi o último. Hoje, os estudantes expuseram oralmente as experiências da execução dos trabalhos realizados nos colégios de Itabuna e região, e também através de um vídeo com duração de cerca de 10 minutos, sendo que, de certa forma pudesse resumir a vivência desse tipo de exercício.             A minha equipe ficou responsável por desempenhar a palestra no Colégio Modelo de Itabuna. Durante o processo de realização do trabalho, o grupo teve a oportunidade de vivenciar algumas atividades que não pratica constantemente, como a ação de falar entre desconhecidos (para alguns integrantes foi a primeira vez). Assim, percebemos que esse tipo de exercício é muito relevante, pois, além de estimular o educando a ter contato com públicos de outros estabelecimentos de ensino, fortalece a capacidade comunicativa dele em situações fora da zona de conforto. Consideramos nossa tarefa import

A Pluralidade da Matemática

       O Artigo Areia Ancestral, elaborado por Rogério Ferreira traz um maior esclarecimento acerca dos desenhos na areia realizados pelo povo SONA, de origem africana, especialmente da Angola, lugar que exportou muitos escravos para o Brasil durante o Período Colonial.         Um fato curioso é que embora a nação brasileira tenha raízes africanas profundas, no que diz respeito a genética e miscigenação, muitas tradições culturais peculiares aos afrodescendentes são desconhecidas pela maior parte de seus habitantes. Essa adversidade se deve, principalmente, a omissão da promoção do estudo, análise e discussão dessas culturas pela maior parte do setor educacional, devido a questões históricas associadas a hegemonia ocidental em detrimento de outras nações, desde a colonização. É notório, que a ausência desse conhecimento prévio sobre a cultura e importância de outras comunidades é um fator decisivo na construção do preconceito, discriminação e intolerância.          Pesquisadores

Continuidade dos Traçados Bora

No dia 26/06 o docente responsável por esse componente, discutiu a respeito do trabalho feito pelo povo Bora (comunidades tradicionais) relacionando com a simetria das mariposas e sua confecção no papel quadriculado ou papel cartão solicitado pelo educador. Nessa reunião, o docente explicou sobre a matematização dos trabalhos confeccionados usando os traçados bora (resultando na obtenção do número de fitas que se usa para construir determinada mariposa. Pois a partir desse novo entendimento acerca da matemática, constatou-se que a fórmula deve vir após a realização do experimento, isso porque é através dela que se forma uma língua universal a respeito daquilo que se foi criado, isto é, a objetivação, por exemplo, da quantidade de material a ser utilizado para construir determinado objeto seguindo a proporção do tamanho que se quer produzir. Os últimos quarenta minutos dessa aula foi destinado ao esclarecimento da elaboração de um diário de bordo, que será difundido por meio de um