Quando o assunto é educação, não se pode deixar de mencionar este grande nome: Anísio Spínola Teixeira. Oriundo de uma família de classe alta do interior da Bahia cursou Direito, no Rio de Janeiro, com o propósito de se tornar político, mas seguiu outros rumos, apaixonou-se pela educação.
Anísio defendia que o educando tem uma maior capacidade de aprender praticando. Com base nesse pensamento, construiu a Escola Parque, um centro de ensino com regime integral, onde os alunos realizam várias atividades, como confecção de roupas, transações bancárias (mesmo com valores insignificativos), dentre outras. Isso permite a construção de um bom cidadão, que no futuro, quando adulto, esteja “preparado para a vida”. Essa escola foi referência no cenário internacional e implantada em muitos países subdesenvolvidos, colheu bons frutos, a maior parte dos alunos que estudaram nesse local hoje são cidadãos de bem, não estão envolvidos no mundo do crime e sabem lhe dar com os desafios que a vida proporciona, da melhor maneira possível.
Anísio Teixeira sustentou também a ideia de que as instituições de ensino devem ser ramificadas, com a finalidade de atender de forma ampla e efetiva uma determinada região. É seguindo esse pensamento que a UFSB desenvolveu os CUNIs (Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários), que é uma ampliação da universidade visando alcançar toda a região sul da Bahia.
Acusado de difundir ideais comunistas, esse pensador foi perseguido politicamente e exilado duas vezes. Até hoje não se sabe a verdadeira causa da sua morte, pois a de que ele foi acidentado no elevador não é comprovada. Dessa forma, deve ser levada em consideração a sua influência para a educação brasileira, devido seus cargos ocupados e importantes contribuições.
Comentários
Postar um comentário