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Ecologia dos Saberes

O termo Ecologia dos Saberes foi desenvolvido pelo professor catedrático Boaventura de Souza Santos, ele preconiza a diversidade de saberes existentes dentro e fora da universidade, isto é, o resgate do conhecimento inato, intrínseco dos mestres do saber, aqueles que não têm formação acadêmica, mas podem trazer ao espaço universitário experiências de vida individuais ou típicas do grupo social dos quais fazem parte. Essa troca de instruções irá somar ao meio científico, promovendo assim um maior enriquecimento do corpo institucional.
O Projeto Pedagógico da UFSB adota essa política do escritor Boaventura, em que os segmentos sociais tornam-se protagonistas nesse processo. Mas para que isso ocorresse de forma efetiva, foi necessário analisar como se daria a forma de ingresso na instituição e percebeu-se que era preciso ampliar nas ações alternativas o número de vagas especificamente para quilombolas e indígenas, a fim de incorporar esses grupos detentores de saberes tradicionais. Porém, surge mais um desafio: a delicadeza de manter o equilíbrio entre a massificação e a popularidade, pois conservando essa proporcionalidade, é possível garantir um bom ensino a um maior número de pessoas, afirmando a da Ecologia dos Saberes.
Dessa maneira, é importante ressaltar também que choques culturais educam o ser humano para uma melhor convivência com a diversidade, combatendo assim o preconceito, a intolerância e a discriminação.

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