A Geometria das Transformações refere-se ao deslocamento de uma figura geométrica qualquer de um determinado espaço para outro. Apresenta quatro propriedades: 1. Transformação (que transmite a ideia de deslocamento de um ponto, uma pessoa, lugar...), 2. Reflexão ou Simetria, 3. Rotação (movimento em torno de um eixo), 4. Dilação (dilatação, expansão de um corpo, objeto, ponto ou polígono).
Essa forma matemática tem como base o plano cartesiano, onde qualquer ponto tem suas referências no gráfico. Foi desenvolvido pelo filósofo, físico e matemático francês René Descartes que também elabora a Política da Razão Pura, no contexto do Iluminismo. Sua forma difundida para a busca pela erudição, representada pela divisão do conhecimento em disciplinas, é usada até hoje em várias instituições de ensino. No entanto, há universidades que não adotam esse pensamento, como a UFSB (marcada pela interdisciplinaridade, uma maneira pela qual o aluno possa fazer conexões entre as matérias, evitando assim seu isolamento com outras áreas). Além disso, Descartes discute sobre o processo de construção da fórmula matemática para resolução de determinado problema, que representa uma linguagem universal possível de ler em qualquer espaço.
O pensamento de René contribui para o desenvolvimento das propriedades da Geometria das Transformações, mencionando a Translação em que a coordenada x é aumentada por uma constante e a y por outra incógnita, essa adição faz com que a figura analisada possa se mover de um espaço para outro.
Imagens obtidas em sala de aula |
Comentários
Postar um comentário