Pular para o conteúdo principal

Geometria das Transformações

A Geometria das Transformações refere-se ao deslocamento de uma figura geométrica qualquer de um determinado espaço para outro. Apresenta quatro propriedades: 1. Transformação (que transmite a ideia de deslocamento de um ponto, uma pessoa, lugar...), 2. Reflexão ou Simetria, 3. Rotação (movimento em torno de um eixo), 4. Dilação (dilatação, expansão de um corpo, objeto, ponto ou polígono).
Essa forma matemática tem como base o plano cartesiano, onde qualquer ponto tem suas referências no gráfico. Foi desenvolvido pelo filósofo, físico e matemático francês René Descartes que também elabora a Política da Razão Pura, no contexto do Iluminismo. Sua forma difundida para a busca pela erudição, representada pela divisão do conhecimento em disciplinas, é usada até hoje em várias instituições de ensino. No entanto, há universidades que não adotam esse pensamento, como a UFSB (marcada pela interdisciplinaridade, uma maneira pela qual o aluno possa fazer conexões entre as matérias, evitando assim seu isolamento com outras áreas). Além disso, Descartes discute sobre o processo de construção da fórmula matemática para resolução de determinado problema, que representa uma linguagem universal possível de ler em qualquer espaço.
O pensamento de René contribui para o desenvolvimento das propriedades da Geometria das Transformações, mencionando a Translação em que a coordenada x é aumentada por uma constante e a y por outra incógnita, essa adição faz com que a figura analisada possa se mover de um espaço para outro.
Imagens obtidas em sala de aula

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Último Momento do CC Universidade e Sociedade

Que exemplo de aula!!! Só não foi o melhor encontro do componente curricular Universidade e Sociedade porque foi o último. Hoje, os estudantes expuseram oralmente as experiências da execução dos trabalhos realizados nos colégios de Itabuna e região, e também através de um vídeo com duração de cerca de 10 minutos, sendo que, de certa forma pudesse resumir a vivência desse tipo de exercício.             A minha equipe ficou responsável por desempenhar a palestra no Colégio Modelo de Itabuna. Durante o processo de realização do trabalho, o grupo teve a oportunidade de vivenciar algumas atividades que não pratica constantemente, como a ação de falar entre desconhecidos (para alguns integrantes foi a primeira vez). Assim, percebemos que esse tipo de exercício é muito relevante, pois, além de estimular o educando a ter contato com públicos de outros estabelecimentos de ensino, fortalece a capacidade comunicativa dele em situações fora da zona de conforto. Consideramos nossa tarefa import

A Pluralidade da Matemática

       O Artigo Areia Ancestral, elaborado por Rogério Ferreira traz um maior esclarecimento acerca dos desenhos na areia realizados pelo povo SONA, de origem africana, especialmente da Angola, lugar que exportou muitos escravos para o Brasil durante o Período Colonial.         Um fato curioso é que embora a nação brasileira tenha raízes africanas profundas, no que diz respeito a genética e miscigenação, muitas tradições culturais peculiares aos afrodescendentes são desconhecidas pela maior parte de seus habitantes. Essa adversidade se deve, principalmente, a omissão da promoção do estudo, análise e discussão dessas culturas pela maior parte do setor educacional, devido a questões históricas associadas a hegemonia ocidental em detrimento de outras nações, desde a colonização. É notório, que a ausência desse conhecimento prévio sobre a cultura e importância de outras comunidades é um fator decisivo na construção do preconceito, discriminação e intolerância.          Pesquisadores

Continuidade dos Traçados Bora

No dia 26/06 o docente responsável por esse componente, discutiu a respeito do trabalho feito pelo povo Bora (comunidades tradicionais) relacionando com a simetria das mariposas e sua confecção no papel quadriculado ou papel cartão solicitado pelo educador. Nessa reunião, o docente explicou sobre a matematização dos trabalhos confeccionados usando os traçados bora (resultando na obtenção do número de fitas que se usa para construir determinada mariposa. Pois a partir desse novo entendimento acerca da matemática, constatou-se que a fórmula deve vir após a realização do experimento, isso porque é através dela que se forma uma língua universal a respeito daquilo que se foi criado, isto é, a objetivação, por exemplo, da quantidade de material a ser utilizado para construir determinado objeto seguindo a proporção do tamanho que se quer produzir. Os últimos quarenta minutos dessa aula foi destinado ao esclarecimento da elaboração de um diário de bordo, que será difundido por meio de um